terça-feira, 11 de setembro de 2007

Gentilezas Alemas

Julho 2007

Gentileza n.1:

Recem-chegada do inverno brasileiro me deparo com um verao alemao bem fajuto! Tava mais para inverno do que para verao em si. Mas isso eh so um a parte para o que vou contar.
Estava eu parada numa esquina com guarda chuva e mapa na mao, completamente perdida....quando de repente aparece uma senhorinha bem simpatica (sem guarda chuva e segurando uma sacola em cada mao) e me pergunta se preciso de ajuda! Claro que sim, mas de alguem que eu possa entender uma unica palavra. Mas tudo bem...digo que sim: Jaaaaa! E digo o nome da rua que estou procurando: Hohenzolernstrasse (eh mole?depois de gaguejar muito saiu)....Para facilitar, ela me volta outra pergunta: Welche Nummer? So entendi ' Nummer' , por motivos obvios. Respondi: Nein Nummer! Errado, claro! O correto eh Keine Nummer. Mas ela me entendeu e indicou com a mao e falando sem parar como se eu estivesse entendendo tudo. Gracas aos seus gestos e sinais, pude entender e cheguei certinho na rua!
Ufa!

Gentileza n.2:
Hora do almoco! Muita fome. Sozinha no restaurante Timbalo (do lado do nosso novo apto) esperando o Ma chegar para a gente almocar.
Nao tem mesa livre, apenas uma mesa de 4 lugares com 1 mulher. Pergunto se posso sentar na cadeira livre. Ela disse que sim, claro! Ainda me pediu desculpas por avancar o territorio ao lado! Me acomodei e peguei o mapa para me situar! Em 2 segundos ela olha para mim e solta: Voce precisa de ajuda!? Ps: Sera que tenho cara de pessoa muito perdida ou sera que os alemaes sao tao atenciosos mesmo????
Bom, disse que sim por educacao pois dessa vez eu realmente nao estava perdida. Ela me explicou tudo, e ainda me deu dicas dos bares, restaurantes e cafes da regiao!
Adorei!
O Ma chegou e nao acreditou que fiz mais uma amiguinha pelas ruas germanicas!

Gentileza n.3:
U-Bahn. Estava chegando no Metro para comprar o ticket. Tinha tb uma senhora tentando comprar mas nao tava conseguindo. Ela veio me perguntar se eu tinha conseguido comprar (tudo em alemao).....Disse que tb nao tinha conseguido. Ficamos tentando sem sucesso.
Eis que surge uma outra senhora, e percebe que estamos brigando com a maquina! Ela resolve nos ajudar, entao fomos felizes pegar o metro!

DPC

Um comentário:

Lu disse...

Dani... vc não tem carinha de perdida, não! É sua simpatia que atrai coisas boas!