domingo, 30 de setembro de 2007

Berlin / 1

Hoje, domingo, tive que acordar super cedo para pegar um vôo para Berlin. Viagem de trabalho. Vale o famoso "ninguém merece!".

Mas o que eu quero relatar mesmo é o meu dia aqui na atual capital germânica. Quando cheguei e entrei no taxi, já fui alertado pelo motorista que talvez nao conseguiríamos chegar no hotel. Estava acontecendo a 32 a. maratona de Berlin. Mas tive sorte. Cheguei tao cedo que nem a tropa de elite havia chegado nas redondezas do hotel.




À tarde, quando fiquei livre do trabalho, decidi visitar o museu judeu-alemao (http://www.juedisches-museum-berlin.de/) . Há anos que nao vinha para Berlin. Minha primeira vez foi no inverno de 90 (estamos ficando velhos...) com o Harald e mochila nas costas. Lembro que pagamos 5 marcos (é isso aí, marcos alemaes!) para subir em uma escada e com uma marreta tirar alguns pedacos do muro. Agora, se nao fosse o mapa em minhas maos, eu nao reconheceria mais a cidade. Na regiao do Portao de Brandemburgo (Pariser Platz) nao havia absolutamente nada quando da nossa primeira visita (na parte da cidade oriental). Agora há edifícios por todo lado (muitas embaixadas, quando retornaram à Berlin, - após Bonn - foram parar naquela regiao. As nacoes mais fortes estao todas bem 'pegadas' ao portao.

Mas o que mais me impressionou hoje foi o museu. Primeiro pela parte arquitetônica. Há partes em 'beton' e pouca iluminacao que tentam transportar os visitantes para o período do holocausto. Mas o museu nao é só isso. É um centro enorme de cultura judaica e imigracao na Alemanha distribuído em 2.000 anos. Tudo sobre a religiao e a cultura judaica. Profissoes, personalidades, estudos, idioma, música, etc... É um arquivo riquíssimo, e como o museu mesmo divulga, que deve ser passado para as próximas geracoes. Por isso também, a seguranca no local é máxima; desde policiais, até portas corta-fogo.


Apesar do esforco de ter acordado cedo, acabou valendo o dia... pela visita ao museu!

Um comentário:

Dado disse...

"Quando me livrei do trabalho..." é engraçado... O que é fo...go é que nós somos "antigos" e nao nos damos conta disso... mas, talvez, os "novos" sim. E aí, tio?

Maneiro o seu relato sobre o Museu. Dá vontade de estar aí!

Abraços do Dado